Células solares: Explorando a iluminação artificial

Publicado por Materiais Júnior em

células solares

Você já conhece as células solares? Veja quais são suas aplicações funcionamento!

Aparelhos eletrônicos são cada vez mais indispensáveis em nosso dia a dia. Termostatos inteligentes aprendem quando aumentar o calor, sensores desligam o alarme quando as janelas abrem e celulares mantem as pessoas conectadas. Juntamente com a “internet das coisas”, todos esses aparelhos precisam estar conectados à internet e, em grande parte dos casos utilizam baterias, as quais eventualmente precisam ser repostas.

Energia solar é uma possível alternativa, porém não é todo momento que o sol está brilhando, entretanto, as luzes artificiais estão em todo lugar – nas casas, escolas, escritórios, lojas – e podem ser controladas sob demanda. Para utilizar essas luzes artificiais, Ryota Arai e seus colegas da Universidade Kyushu e da empresa Ricoh, no Japão, se voltaram ao estudo de células orgânicas fotovoltaicas, que são leves, flexíveis e transparentes.

Como as células solares funcionam?

O trabalho dele consiste em selecionar os melhores materiais para compor células solares orgânicas capazes de gerar eletricidade, os pesquisadores testaram pequenas moléculas semicondutoras que aparentaram ter características promissoras para coletar luz ambiente. Essas células baseadas em uma pequena molécula chamada BDT-2T-ID superaram outros dispositivos similares, mesmo aqueles baseado em tecnologia solar com silício.

DT-2T-ID é uma sigla para uma classe de oligômeros que incluem benzoditiofeno (BDT), um número variável de tiofenos (neste caso 2T) e indandiona (ID).

Um conjunto com 6 desses dispositivos conectados em serie poderia produzir 4 volts sob iluminação baixa, o que é suficiente para alimentar os microsensores e dispositivos da “internet das coisas”.

Muito precisa ser feito para essa produção alcançar a larga escala, mas a equipe de pesquisadores diz que isso poderia se tornar uma maneira viável de alimentar dispositivos sem fio por toda casa, sem se preocupar com tomadas ou luz do sol.

 

Ficou interessado no assunto e deseja saber como melhorar seus processos para colaborar com o meio ambiente? Entre em contato com a gente.


1 comentário

Grafeno e suas aplicações – Materiais Júnior · março 26, 2020 às 12:11 am

[…] fundamental a desempenhar para atender a essa demanda na geração e armazenamento de energia. Células solares, baterias, super capacitores, armazenamento de hidrogênio e células de combustível são todas as […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile