Concreto: Aplicações e Propriedades
O concreto é um dos materiais mais produzidos no mundo. É fácil perceber esse fato ao olhar para nosso redor e perceber o quanto ele está presente nas estruturas de casas, edifícios e obras civis e rodoviárias. Um composto muito versátil, forte, durável, resistente ao fogo, moldável e exige pouca manutenção. Todas essas características fazem com que o cimento seja essencial na construção civil. Propriedades interessantes, mas que não importariam tanto sem uma característica fundamental: é barato.
Composição do concreto
Feito a partir de água, agregados miúdos e grandes e cimento. Desses constituintes, o mais complexo é o cimento. O mais comum é o Cimento Portland, produzido através da moagem íntima de argila e minerais com cal em um forno rotativo em temperaturas próximas à 1400 °C.
Embora seja um material de fácil produção, a proporção dos constituintes e sua mistura é essencial no seu desempenho. A reação fundamental na sua confecção é a de hidratação do cimento. Outras etapas são o lançamento, adensamento e o acabamento.
Propriedades e Desempenho
Aditivos, cargas, composição e trabalhabilidade são fatores de destaque para definir as propriedades do concreto. O cimento funciona como um ‘binder’, segurando todos os outros componentes e preenchendo vazios. Os agregados, além de dar volume e reduzir o custo do concreto, melhoram suas propriedades e diminuem a retração da pasta no momento da cura.
Porém, há um empecilho para a aplicação do concreto em estruturas. Embora materiais cerâmicos desempenhem bem em situações de compressão, sob tração o resultado pode ser catastrófico. Uma vez que é raro uma estrutura sofrer só um tipo de tensão, por isso é necessário aplicar reforço. O tipo mais comum de reforço utiliza-se ‘aço deformado’, que consiste na aplicação de barras de aço na estrutura preenchida por concreto. Além de aumentar a resistência, a fratura muda de um modo frágil para um modo dúctil, no qual a formação de trincas é visível.
Uma das desvantagens desse reforço é que ele age de forma passiva, ou seja, antes do aço começar a atuar nas tensões, é necessário que o concreto comece a falhar. Em casos em que é interessante evitar rachaduras, o ideal é utilizar um modo de reforço ativo, sendo o mais comum, o concreto pré-tensionado. Esse método consiste em aplicar uma tensão no reforço antes do concreto tomar o volume da forma, fazendo com que se crie tensões residuais no material, permitindo-o resistir a maiores tensões.
Ficou interessado no comportamento dos materiais? Quer saber mais sobre o concreto? Deseja realizar ensaios mecânicos ou encontrar o material mais adequado para determinada aplicação? Entre em contato conosco!
1 comentário
Rejeitos de Mineração: Iniciativas para reaproveitamento – Materiais Júnior · março 26, 2020 às 2:49 pm
[…] mais tradicionais. O custo de produção também é um fator essencial. O forno para fabricar o cimento composto por resíduos de mineração necessita de menor energia calorífica, fazendo com que uma […]