Desenvolvimento de produto: como fazer?

Publicado por Materiais Júnior em

Imagine o seguinte cenário do desenvolvimento de produto: Há três empresas. A primeira já estabelecida no mercado, acredita que possui a confiança necessária do seu público-alvo e por isso não precisa inovar e desenvolver novos produtos. A segunda é uma empresa relativamente nova, ainda não estabelecida no mercado, que desenvolveu um produto inovador e melhor. A terceira é uma empresa mais nova ainda, que precisa desenvolver um produto para conseguir se adentrar no mercado.

Neste cenário, é visível que o mercado está se tornando cada vez mais competitivo, e com isso, todas essas empresas estão em uma mesma situação: Preciso inovar se não vou ficar para trás. O que eu faço? Por onde eu começo?

Começando o desenvolvimento de produto

A partir do momento que a empresa realiza esses questionamentos, é necessário que todas as áreas da empresa, marketing, financeiro, engenharia, estejam de acordo e em confluência de ideias para que haja uma viabilidade econômica e que o projeto alcance o sucesso.

Como desenvolver um novo produto não é uma tarefa fácil, quando todos estão de acordo e se a sua empresa seguir as etapas abaixo da melhor maneira possível, esse caminho se tornará mais tranquilo. O resultado, por consequência, será com certeza excederá as expectativas e conquistará o público desejado.

Etapas do Desenvolvimento de Produto

Planejamento

No momento em que todas as áreas estão discutindo se o projeto é viável ou não, é nesta hora que os riscos devem ser elencados medidos, e todos os lucros devem ser considerados. Não tenha medo de ser redundante ou muito específico! A etapa de planejamento definirá o futuro de todos os processos e as medidas tomadas até a obtenção de um resultado de sucesso – ou não.

Após todos os riscos e lucros do projeto serem considerados, é necessário montar a equipe que vai realizar o projeto, definindo as lideranças que vão guiar o processo.

Essa equipe deve se reunir e ter um momento para gerar as ideias, ou mais conhecido no mundo corporativo, realizar um brainstorming.  A equipe deve gerar o máximo de ideias possíveis, que devem ter como base as tendências do mercado, objetivos do negócio e público-alvo, sempre levando em consideração o consumidor, as tendências de vendas e ações da concorrência.

Depois desse brainstorming, todas as ideias devem passar por um processo de seleção, eliminando as que não são viáveis economicamente tecnicamente. As que cumprirem esses pré-requisitos avançam para a próxima etapa.

Projeto e Prototipagem

Com a ideia final aprovada, agora é o momento de estruturar o projeto e pensar no protótipo do produto desejado. Para essa etapa, primeiro é importante criar um modelo 3D a partir do desenho. Com os softwares atuais, essa etapa se torna bem mais tranquila e ainda proporciona outras vantagens além do visual, pois é possível simular como o produto reagiria sobre forças externas, apontando qual material deveria ser o mais indicado.

A análise de qual material é mais indicado para o produto é imprescindível para que todo o projeto funcione. Esse processo é chamado de seleção de materiais, no qual se escolherá qual classe de material (metais, polímeros, cerâmicas ou compósitos cumprirá as principais exigências do produto (esforço mecânico, design, formato). É importante selecionar mais de uma opção de material para que o Financeiro consiga avaliar qual é mais viável financeiramente.

Com o projeto pronto e o material selecionado, agora é hora de partir para o protótipo, que é uma prévia do produto final. Se foi investido grande parte do tempo nas partes de modelagem 3D e seleção de matérias, o protótipo, além de possuir todas as normas e especificações exigidas pelas agências de regulamentação, terá quase todas as características esperadas e serão precisos poucos ajustes para que se chegue no produto ideal.

Essa etapa do desenvolvimento de produto é a mais definidora, pois é nesse momento que se terá mais gastos com toda parte de engenharia. Portanto, realizando todas as simulações e selecionando o melhor material, o protótipo será o mais parecido da realidade e precisará de menos modificações, logo, os gastos serão minimizados e a frustração será menor.

desenvolvimento de produto 1

Pesquisa de Mercado

Essa etapa deve permear todo o processo de desenvolvimento de produto. Desde o momento de a empresa decidir entrar em um determinado mercado ou apenas analisar como está a amplitude e concorrência do que ela está inserida no momento.

Quando se tem um protótipo pronto, chega o momento de realizar um teste preliminar para determinar se o produto será compreendido pelo público-alvo. Antes de ir para a pesquisa, é necessário realizar uma análise do mercado em potencial em conjunto com equipes de Marketing e de Relações Públicas, que devem ser as mais engajadas nesse momento, pois são elas que criarão a melhor estratégia para abordar o possível público-alvo.

Essa pesquisa pode ser feita de várias maneiras diferentes, como:

  • Enviando questionários de e-mail para sua base de clientes já cadastrada;
  • Realizando entrevistas;
  • Montando dinâmicas de grupos;
  • Formulário nas redes sociais em grupos de interesse;
  • Fornecendo amostras do produto em lugares estratégicos.

Todos esses passos e tantos outros são essenciais nessa etapa do projeto, procurando o que se pode melhorar no produto, mas também são importantes posteriormente a etapa final, procurando um feedback dos clientes.

Lançamento

Depois que o protótipo passar por um primeiro teste de mercado,  e tendo conhecimento sobre as reações possíveis dos clientes, é necessário realizar as últimas alterações para se chegar no produto final. Após isso, novamente junto com a equipe de Marketing, é hora de traçar um plano de como será realizada a divulgação.

É importante ter atenção na produção do primeiro lote que sairá, tendo certeza de que tudo está como planejado e com 100% de qualidade.

Ainda assim, é preciso considerar que a pesquisa de mercado foi feita com uma parcela que ainda não representa toda a sua base de clientes, então tenha a mente aberta a tudo que os consumidores disserem. Em especial, atente-se aos comentários negativos, já que eles funcionam como um diagnóstico do seu produto.

É também nesse momento que a equipe de Marketing decidirá qual a plataforma e meio mais adequado para lançar o produto. É necessário entender onde seu público se encontra. É nos meios de comunicação mais tradicionais, como TV e jornal? Ou o público é mais digital?  Como farei a abordagem? Que mensagem quero passar e como instigar que as pessoas conheçam meu produto? A presença de um influencer ou de uma autoridade é válida? Todas essas perguntas devem ser feitas e analisadas com cuidado, aliás, uma campanha de lançamento bem sucedida é fundamental para que seu produto ganhe notoriedade. O Financeiro também deve estar presente nesse momento, já que o objetivo é alcançar mais resultado com menos investimento.

Toda a etapa de Prototipagem e Pesquisa de Mercado é fundamental para que os gastos com novos protótipos sejam reduzidos, não tendo a necessidade de aumentar o tempo de retorno do investimento.

Diferencie o Produto

Como já foi abordado, o mercado se torna mais competitivo a cada ano. E uma das maneiras de seu produto ganhar destaque é conseguir mostrar para os seus consumidores quais são os diferenciais e porque eles devem comprá-lo. Por isso, é importante levar alguns fatores que seu produto deve ter:

  • Soluciona um problema ainda não sanado do consumidor;
  • Agrega facilidade no dia a dia;
  • Possui menores preços, sendo uma opção viável para os consumidores além de garantir uma boa margem de lucro para a empresa;
  • Melhor qualidade (propriedades, funcionalidades, durabilidade, entre outros.).

Um outro fator no desenvolvimento de produto que deve ter uma atenção ainda maior é a questão da sustentabilidade. A preocupação com os resíduos gerados durante todo o processo, gasto energético e ciclo de vida do produto é essencial, além de poder ser usado como uma vantagem sobre os concorrentes, abusando do “marketing verde”, de forma saudável e natural. A Natura é uma empresa que trabalha muito bem esse ponto.

Porque chamar um engenheiro de materiais?

O trabalho do engenheiro de materiais está diretamente ligado ao desenvolvimento de produto, atuando principalmente nas etapas de Planejamento, Prototipagem e Lançamento.

Na etapa de Planejamento, o engenheiro realiza a atribuição de custos de matéria-prima e processo produtivo – assim como redução dos possíveis gargalos nessas áreas, análise dos riscos considerando o material utilizado, fornecedor, propriedades etc.

Na etapa de Projeto e Prototipagem, o engenheiro é capaz de projetar o produto de acordo com as necessidades do cliente, mas ciente de que existem normas técnicas a serem seguidas. Além disso, uma das aptidões de maior destaque é a seleção de materiais de acordo com as propriedades do produto e limitações financeiras, obtendo o material ideal para produzi-lo.

Na etapa de Lançamento, ao analisar o momento de produção, o engenheiro consegue otimizar os processos, identificando falhas e ainda validando a qualidade dos produtos que são produzidos por meios de testes e ensaios realizados.

As etapas de Planejamento e Prototipagem são as que o Engenheiro de Materiais consegue aplicar seus conhecimentos de maneira mais plena. Porém sua participação não se limita a essa etapa, e não o impede de auxiliar nas outras áreas.

Todos esses momentos nos quais o Engenheiro de Materiais consegue agregar de maneira positiva são fundamentais para que seja feita uma análise de viabilidade da melhor maneira possível, possibilitando que a ideia se torne algo concreto.

Conclusão

Portanto, fica claro que o desenvolvimento de produto, mesmo não sendo uma tarefa fácil, é extremamente importante para que a empresa se mantenha competitiva e continue crescendo e conquistando mais e mais consumidores. Além disso, no mundo em que vivemos, a inovação está cada vez mais rápida, e questões como as ambientais, sempre se destacam.

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