Engenharia de Materiais na Arquitetura
A Engenharia de Materiais está presente em vários aspectos do nosso cotidiano, mas você sabia que ela também está presente na arquitetura?
Neste conteúdo vamos abordar onde podemos observar a aplicação da Engenharia de Materiais em projetos arquitetônicos. Dentre estas aplicações, destacamos:
- Diminuir necessidade de ar-condicionado
- Auxílio na iluminação
- Energia solar
- Alternativas sustentáveis
Como os materiais podem refrescar o ambiente
Telhado verde
Você já ouviu o termo telhado verde? O nome tem a ver com o principal material que o compõe: as plantas!
Este tipo de telhado pode trazer maior conforto acústico e térmico para o ambiente, além de gerar um menor índice de poluição nos arredores da edificação. Por ser feito de vegetação, o telhado diminui a entrada de som e calor para a const犀利士
rução, deixando o ambiente mais agradável e com menos ruído.
Tintas de carbonato de cálcio
Imagine tintas que reduzem em até 8ºC a temperatura do ambiente. Imaginou?
Foi isso que engenheiros da Purdue University (EUA) pensaram para desenvolver uma tinta branca capaz de resfriar qualquer superfície em até 8°C.
Isto é possível pois, de acordo com os pesquisadores, a tinta é capaz de refletir cerca de 95,5% da luz solar, diminuindo a energia térmica absorvida, e portanto, esquentando menos o ambiente.
Auxílio na iluminação
Tecnologia LED (light-emitting diode)
Os dispositivos LED nada mais são do que materiais semicondutores que, ao serem submetidos a alguma corrente elétrica, emitem luz.
Ao compararmos esta tecnologia com outras mais tradicionais, conseguimos afirmar que as lâmpadas de LED apresentam maior eficiência, pois, nestas lâmpadas a produção de luz não exige que parte da energia seja dissipada para o ambiente em forma de calor.
Energia solar
Existem dois sistemas que podem ser usados para a produção energia elétrica através da energia solar: fotovoltaico e heliotérmico.
Fotovoltaico
Este tipo de energia é produzido através da radiação solar em contato com as placas solares. Quando os fótons provindos da energia solar entram em contato com o material semicondutor (material do qual as placas são produzidas), os elétrons da placa entram em movimento e assim, produzem eletricidade.
Heliotérmico
Neste tipo, a geração de energia através dos raios solares vem de maneira indireta, pois, o calor do sol é armazenado após ser captado e assim produz energia solar por princípios mecânicos.
Painéis solares captam a luz do sol e a concentram em um único ponto, que se aquece. Este aquecimento é responsável por transmitir calor para um fluido que se transformará em vapor, e este vapor movimentará as turbinas que produzirão energia elétrica mecânica.
Alternativas sustentáveis
Concreto bio receptivo
Este tipo de concreto permite que plantas e microrganismos se desenvolvam de maneira sustentável em sua superfície. Nesse sentido, o concreto bio receptivo pode ser a chave para materiais de construção que levem as cidades e construções a serem mais limpas e saudáveis.
Madeira transparente
Quando a lenhina (molécula responsável por conferir impermeabilidade, rigidez e resistência aos tecidos vegetais) da madeira é substituída por um polímero, ela pode se tornar até 80% transparente em comparação com a madeira original. Isto, no entanto, não faz com que a madeira se torne menos resistente. Muito pelo contrário, essa mudança mantém as propriedades da lenhina original. Desse modo, madeiras que contém polímeros podem se tornar uma alternativa mais resistente para o vidro, pois além de serem transparentes, também podem ser biodegradáveis.
Gostou do artigo? Que tal dar uma olhada nesse outro texto sobre Seleção de Materiais?
0 comentário