Isolamento Térmico Eficiente – Princípios Básicos

Publicado por Materiais Júnior em

isolamento térmico

Com o avanço da tecnologia, também aumentou-se a necessidade de melhorar os materiais utilizados em infraestrutura e construções, aumentando o conforto dos habitantes de uma determinada moradia.

A consequência, no entanto, no aumento do conforto térmico, é o maior gasto de energia para manter equipamentos de ventilação e climatização funcionando. No Brasil, durante o verão, o gasto com climatização chega a ocupar a segunda posição dentre os gastos de uma residência. Em locais onde o inverno é mais rigoroso, além da climatização no verão, também se faz necessário um amplo controle de temperatura no inverno. Além disso, em diversas indústrias, o controle da temperatura é fator crítico para gerar produtos de qualidade, como na indústria química e de alimentos. A perda de calor durante uma reação química pode diminuir drasticamente sua eficiência, e a diferença entre um alimento próprio para consumo ou não vir de pouquíssimos graus de diferença durante seu armazenamento.

Classificação

Tendo isto em mente, é importante conhecer as principais classes de isolantes utilizados na indústria e em residências, e qual é o melhor para cada aplicação. Os materiais utilizados em isolamento podem subdivididos entre para baixas, intermediárias e altas temperaturas:

  • Altas temperaturas: Quanto mais próxima de temperaturas de processo de transformação para metais a aplicação, mais complicada fica a seleção de materiais que mantenham as propriedades de isolamento por longos períodos de tempo. Neste caso, normalmente são empregadas camadas grossas de material refratário como proteção. Principais materiais: silicato de cálcio, fibras cerâmicas, fibra de vidro, cimento.
  • Temperaturas intermediárias: Utilizados na maior parte de sistemas industriais, principalmente àqueles que tem vapor de água passando por dutos. A seleção dos mesmos é menos restrita que para altas temperaturas, porém demanda algum cuidado com a possível passagem de vapor e a máxima temperatura de utilização. Principais materiais: silicatos, sílica expandida, fibra de vidro, fibras minerais, poliestireno expandido, poliuretano expandido.
  • Baixas temperaturas: Utilizados em sistemas de resfriamento ou condicionamento de ambiente. São importantes duas temperaturas de trabalho principais:
    a. Refrigeração (-75 ºC até 0 ºC): o vapor de água presente no ar pode congelar em contato com superfícies muito frias; o acúmulo de gelo no sistema de isolamento, por sua vez, pode destruí-lo.
    b. Temperatura ambiente (0 ºC até 25 ºC): o fator mais importante neste ponto é a eficiência, já que normalmente sistemas que trabalham com temperatura ambiente são formados por áreas grandes e com passagem de ar ilimitada, como o ar condicionado em residências.
Saiba tudo sobre um ISOLAMENTO ACÚSTICO eficiente aqui!

Tendo em vista legal oxymetholone in australia estes critérios, o Engenheiro de Materiais tem a capacidade de definir qual o melhor material para seu sistema de isolamento térmico. O DEMa – UFSCar, onde nos encontramos, já ganhou prêmios no tema isolamento térmico em altas temperaturas para processos industriais, auxiliando-nos com todos os tipos de projetos relacionados.

Quer saber mais sobre esta aplicação ou precisa de uma solução do tipo para sua indústria? Entre em contato conosco!


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile