Nanomateriais: os materiais do futuro!

Publicado por Materiais Júnior em

No mercado de trabalho durante a última década o termo “Indústria do Futuro” ou “Indústria 4.0” vem ganhando extrema notoriedade. Uma das maiores contribuições para o aprimoramento dessa indústria foi o aprofundamento dos estudos na área da nanotecnologia e o consequente desenvolvimento dos nanomateriais. Você já se perguntou sobre a o motivo de tanto interesse nos nanomateriais ou até mesmo o que são?

Os nanomateriais são materiais que possuem ao menos uma de suas dimensões na escala nanométrica, ou seja, que possuem um tamanho que está compreendido entre 1 a 100 nm (1 nm = 10-9m). A principal propriedade que garante uma classificação especial à esse grupo de materiais é a sua área superficial significativa: seu tamanho extremamente reduzido faz com que cada partícula compreenda um número maior de átomos e, consequentemente, de cantos, diminuindo seu número de coordenação e aumentando sua reatividade.

Aplicações dos nanomateriais

As propriedades químicas, físicas e tecnológicas únicas dos nanomateriais os conferem as mais variadas aplicações na indústria contemporânea e, provavelmente uma das mais notáveis, é a confecção dos nanotubos de carbono.

Os nanotubos de carbono são folhas de grafeno (uma das formas alotrópicas do carbono) enrolados de forma a conformar uma nanoestrutura cilíndrica de diâmetro próximo a 1 nm. O diâmetro de comprimentos desses tubos na proporção de 132.000.000 : 1 proporcionam ao material boas características elétricas, térmicas, além de uma alta resistência mecânica. Entre suas aplicações temos a construção de transistores em circuitos eletrônicos, de telas coloridas dobráveis, roupas inteligentes, além de aplicações na indústria de biotecnologia.

nanotecnologia

Figura 1: Nanotubo de carbono. Fonte: Nantero.

Não apenas na forma de nanotubos, os nanomateriais encontram-se também nos mais variados tipo de produtos, tanto de alto valor agregado como peças aeronáuticas, painéis solares, cristais de transparência regulável quando de baixo valor agregado como utensílios de cozinha, materiais esportivos e materiais para espelhos.

Já deu pra perceber a importância de se ter conhecimento na área de nanotecnologia para manter sua empresa competitiva no mercado, não? Quer saber mais sobre o assunto ou sobre nossos outros serviços? Entre em contato conosco:


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile