Por que as embalagens sustentáveis são a sua melhor escolha?

Publicado por Materiais Júnior em

As embalagens são muito mais que apenas objetos que envolvem o produto ou alimento que vamos consumir, pelo contrário, elas são algo indissociável, isto é, as embalagens agregam significativo valor à mercadoria. Diante disso, existem diversas maneiras de embalar o produto, mas, um tipo de embalagem tem ganhado – de forma gradual – um considerável espaço no mercado: as embalagens sustentáveis.

Isso vem ocorrendo pois, o “modo sustentável de ser” agrada a vários nichos de clientes, além de ser uma atitude que gera menos impacto para o meio ambiente . Portanto, a sustentabilidade é uma maneira muito eficiente de agregar valor à uma determinada marca ou a um produto, preservando a natureza.

Nesse segmento, a Engenharia de materiais deve considerar vários fatores para determinar as melhores formas de transformar o material de uma embalagem não sustentável em uma que tenha valores de sustentabilidade.

Por que não utilizar a opção tradicional?

Apesar de terem vantagens, como baixo custo e produção em larga escala, as embalagens tradicionais não são as melhores, nem as opções mais atuais existentes no mercado. Este fato ocorre por haver uma série de desvantagens em seu uso, como o acúmulo de lixo, gerando impacto no meio ambiente.

  • Acúmulo de lixo

Atualmente, cerca de um terço do lixo doméstico é composto por embalagens, sendo que 80% delas são utilizadas apenas uma vez. Isso faz com que as embalagens não sustentáveis sejam um grande desafio para sociedade, por conta da falta de espaço para descarte adequado.

  • Impacto no meio ambiente

Os resíduos sólidos que são acumulados durante anos, em sua maioria, são descartados em rios e matas. Este fato é negativo, pois tais resíduos demoram dezenas, centenas e até milhares anos para a natureza decompor. A garrafa PET, por exemplo, tem um tempo para a decomposição total de, em média, 500 anos.

embalagens plásticas

Afinal, o que são embalagens sustentáveis?

Embalagens sustentáveis são aquelas que não demandam tanta energia e recursos naturais em sua produção, feitas a partir de materiais orgânicos ou até mesmo reciclados, além disso, após seu descarte, apresentarem impactos reduzidos ao meio ambiente. Portanto, elas possuem um baixo impacto desde sua produção, até a destinação final. Esse impacto pode ser medido pela Avaliação de Ciclo de Vida (ACV).

Além disso, o uso das embalagens sustentáveis tem se tornado frequente, muito por conta das inúmeras utilidades e pela variedade de materiais possíveis, como por exemplo:

  • Embalagem de papel reciclado

Esse tipo de embalagem é utilizado principalmente para desempenhar a função de proteção ao produto final. Possui um aspecto específico que gera pouco impacto ambiental devido ao seu processo de formação demandar pouca energia.

Embalagens sustentáveis de papel são uma boa opção para bebidas.

  • Embalagem de alumínio

Esse tipo de embalagem é a mais comum dentre as sustentáveis. Isso ocorre devido a sua capacidade de exercer várias funções que beneficiam o produto, como resistência à choques mecânicos e, se bem vedada, durabilidade. Apesar do alumínio depender de uma mineradora, (que gera impacto ambiental) sua caracterização como “sustentável” provém da capacidade de ser reciclada infinitas vezes. Portanto, se descartadas da maneira correta, podem ser totalmente reaproveitadas.

Quais são as vantagens de se utilizar embalagens sustentáveis em uma empresa?

O uso de embalagens sustentáveis está em grande ascensão e em evidência nos dias atuais. Isso acontece porque esse novo método industrial fornecer uma série de vantagens, tanto para a empresa quanto para o meio ambiente. Alguns exemplos desses benefícios são:

  • Engajamento e fidelização de seus clientes

Os consumidores têm um maior interesse por produtos cujas marcas investem em embalagens sustentáveis, muito porque a causa ambiental vêm ganhando cada vez mais adeptos. Nesse contexto, companhias que colaboram com essa causa (utilizando materiais de baixo impacto) ganham um determinado prestígio perante seus clientes, gerando fidelização com a marca.

  • É tendência mundial

Devido à grande receptividade nesse tipo de produto, grandes marcas têm investido nesse segmento de embalagem. Um bom exemplo disso é a marca Crystal, que criou sua linha “ECO”, em que se utiliza 20% menos PET.

  • Diminuição de impactos no meio ambiente

Além de todos os benefícios citados anteriormente, as embalagens sustentáveis têm como principal vantagem a preservação da natureza, evitando impactos ambientais. Isso acontece devido a composição da matéria prima ser de origem vegetal ou de produtos reciclados. Além disso, para a obtenção do “título” de material sustentável, é preciso passar por uma série de auditorias e de regulamentações, tendo como principal órgão, o Conselho Brasileiro de Manejo Florestal que se tornou um sistema de certificação de muita credibilidade e confiança para com governo e consumidores.

A reciclagem de embalagens sustentáveis reduz ainda mais o impacto ambiental.

A Engenharia de materiais nos auxilia diretamente no desenvolvimento desse tipo de produto. Esse fato ocorre primeiramente através de uma seleção de materiais, atendendo as necessidades e os objetivos da indústria. Uma empresa de consultoria em engenharia de materiais, pesquisa, seleciona e desenvolve o projeto de uma embalagem sustentável, ideal para cada tipo de negócio. Com isso, a marca tem seu objetivo alcançado: engajamento e fidelização dos seus clientes, segue a tendência mundial no setor, ajuda com as causas ambientais e ecológicas, evitando grandes danos à natureza, e o produto final possui maior valor agregado.

 

Entre em contato conosco e conheça as soluções que a Materiais Júnior pode oferecer para o seu negócio!

Disclaimer: A Materiais Júnior é uma Empresa Júnior de Consultoria em Engenharia de Materiais. Não fabricamos nem vendemos embalagens.


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile