Processamento de Materiais Metálicos: o que é e quais os tipos?

Publicado por Materiais Júnior em

  • Processamento de Metais

Já se perguntou como é feita a lata de alumínio que armazena a maioria das bebidas? O Processamento de Metais é uma área essencial que é definida como uma série de passos ou “unidades de operação” utilizadas para transformar a matéria prima metálica em um produto acabado.

Na maioria dos casos, as ligas metálicas logo quando são produzidas não possuem a forma e as propriedades microestruturais exigidas em sua aplicação final, dessa forma se faz necessário o processamento destas ligas. As principais técnicas de conformação de Metais estão separadas em “Deformação de Chapas” e “Deformação de Volumes”.

Processamento de Metais

Figura: Exemplo de Deformação de Volume (Forjamento)

  • Quais são os tipos de processamento?

    • Deformação de Chapas

A Deformação de Chapas é feita em materiais que possuem uma grande relação entre área e volume. Os principais processos nesta categoria são: Corte, Dobramento, Estampagem e Estiramento. A propriedade mais importante que os materiais devem possuir nesse tipo de processamento é a Formabilidade, que é a medida de quão fácil é deformar plasticamente um metal. É com esse tipo de processo que são produzidas as latas de alumínio, as moedas e as correntes, por exemplo.

    • Deformação de Volumes

Em contrapartida, a Deformação de Volumes é feita em materiais que possuem uma pequena relação entre área e volume. Os principais processos envolvidos são: Laminação, Extrusão, Trefilação e Forjamento. São processos muito usados para se produzirem peças que serão utilizadas principalmente na construção civil como os Tubos, Barras, Vigas e Cantoneiras.

Ilustração – Barra metálica sendo deformada

Logo, o que sempre se busca na indústria de conformação de metais é assegurar um processo com o menor custo, sem que as principais propriedades do material sejam afetadas.

 

 

 

Tem interesse em saber como processar o seu material de maneira mais eficaz ou melhorar ainda mais seu processo? Entre em contato conosco e conheça nosso portfólio! Realizamos um diagnóstico gratuito para sua empresa, sem compromisso.


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile