Rejeitos de Mineração: Iniciativas para reaproveitamento

Publicado por Materiais Júnior em

Rejeitos de Mineração

mineração, embora seja altamente lucrativa e um dos motores econômicos do país, infelizmente está atrelada a fatores negativos como desastres ambientais. Um dos produtos dessa prática, além do minério, são os rejeitos. Além de tóxico, esse material é comumente esquecido, sendo despejados em barragens, precursoras de acidentes trágicos. 

Extração do minério do ferro

Para produzir o ferro, é necessário extraí-lo da crosta terrestre, porém, o minério com nome de Itabirito não está sozinho, e sim acompanhado de outras rochas e minerais que não tem interesse econômico. Técnicas são aplicadas para retirar o óxido de ferro, e desse processo, restam minerais inúteis na siderurgia. A extração do minério de ferro gera dois tipos de rejeitos: um que resulta das operações de concentração do minério, geralmente depositado em barragens. E outro conhecido com estéril, gerado a partir da limpeza das camadas de acesso ao subsolo, caracterizado por um material granulado. Ambos podem ter utilidade em diversos setores.

Novos horizontes – utilização dos rejeitos de mineração

Pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) começaram a analisar rejeito de uma barragem de uma mineradora da região de Ouro Preto. O resultado foi um material composto por ferro, areia e pozolana, permitindo sua utilização como um cimento de alta qualidade. Esses insumos da mineração, por sua vez, pode ser utilizado na construção de estruturas de concreto e também como argamassa.

O projeto atrai o mercado da construção civil, por ser uma opção viável para substituir os materiais mais tradicionais. O custo de produção também é um fator essencial. O forno para fabricar o cimento composto por resíduos de mineração necessita de menor energia calorífica, fazendo com que uma usina dessa custe 10% de uma convencional.

Junto com a mineradora, os pesquisadores construíram uma casa de sete cômodos (45 m²) com 20 toneladas de rejeito. Uma casa 100% sustentável, com tratamento de esgoto ecológico, energia solar e um quintal com solo permeável. A iniciativa é visitada por estudantes de escolas públicas da região que aprendem e se surpreendem com as formas de reaproveitamento. E tudo isso com um custo 30% menor do que uma construção convencional.

Outras empregos dos rejeitos de mineração são a implementação em rodovias, na qual Uma substituição de 80% garantiria as exigências mecânicas para que o trajeto fosse adequado para tráfego pesado(caminhões), além de reduzir o custo de implementação e manutenção.

Tudo isso ainda está em fase inicial de testes, e consequentemente depende muito de cooperação dos governos, das mineradoras e nas entidades interessadas para que esse projeto possa decolar e evitar acidentes.

Está interessado em saber como você pode aproveitar um subproduto de sua empresa? Deseja realizar alguma caracterização ou ensaios de materiais? Entre em contato conosco e conheça nosso portfólio.


1 comentário

Resíduos Sólidos: Como lidar com eles na sua empresa? | Materiais Júnior · outubro 22, 2020 às 5:57 pm

[…] relação à periculosidade dos resíduos, os materiais classificados como industriais oriundos da mineração geralmente se encaixam na categoria de resíduos perigosos, por apresentarem características […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile