A importância da Pesquisa de Mercado para o desenvolvimento de novos produtos
Afinal, você sabe do que se trata uma pesquisa de mercado?
Nunca existiram tantos produtos e inovações em tão pouco tempo no mercado mundial. Philip Kotler, um dos principais autores relacionados ao marketing, alega que as empresas que não forem capazes de gerar inovação aos seus produtos estão sob riscos, uma vez que os produtos se mostram extremamente vulneráveis aos padrões de consumo, à tecnologia e competitividade do mercado.
Na atualidade, os mercados se mostram muito competitivos, e sempre buscando avanços tecnológicos. Vemos uma constante luta por parte das empresas no sentido de buscar por inovações e colocar-se em posição competitiva no mercado.
Dessa forma, se torna cada vez mais importante desenvolver novos produtos e serviços para permitir a inovação, diferenciação e a colocação no mercado de forma competitiva.
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Mas, por que vemos tantos novos produtos sendo lançados que não conseguem se manter no mercado?
Kotler afirma também que o sucesso de um novo produto está fortemente associado à sua capacidade de criar soluções para problemas que afetam o mercado, ou seja, é de extrema necessidade que se entenda quais são as necessidades do mercado, seus problemas e as características de seu produto que vão supri-los.
Para isso, a pesquisa de mercado coloca-se como uma técnica importante para o projeto de desenvolvimento de um novo produto, uma vez que permite identificar grande parte das necessidades dos clientes, permitindo colocar-se no mercado de maneira a gerar a aceitação dos mesmos.
Além disso, a pesquisa de mercado passa a ser uma ótima forma de prever a demanda dos clientes para seu produto ou serviço!
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Mas o que é pesquisa de mercado?
Existem várias maneiras de se realizar uma análise de mercado, e a pesquisa de mercado é uma delas. Trata-se de uma ferramenta para entender mais afundo o mercado ao qual a empresa se insere, de modo a permitir decisões mais assertivas e desenvolver as melhores estratégias na empresa.
Ou seja, consiste basicamente na coleta de dados relativos a algumas questões pertinentes à empresa e ao desenvolvimento de produtos ou estratégias. A pesquisa de mercado, para ser bem estruturada e mais assertiva, geralmente divide-se em algumas etapas bem definidas, sendo elas:
- Definição do objetivo da pesquisa;
- Estabelecer o público-alvo;
- Definir o tamanho da pesquisa;
- Elaboração de um roteiro de perguntas da pesquisa;
- Aplicação de um questionário;
- Análise dos dados coletados.
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Como obter ideias para novos produtos?
Muitas vezes, acreditamos que a pesquisa de mercado é utilizada para testar e validar as novas ideias de uma empresa para algum produto ou serviço, mas as oportunidades de aplicação dela são muito maiores.
Vemos que a observação de seus clientes não só é importante para avaliar a aceitação de um novo produto, como também para obter insumos para o desenvolvimento de um.
Algumas maneiras de utilizar da pesquisa com seus clientes estão associadas à aplicação da pesquisa de mercado nas seguintes formas levantadas por Kotler:
- Observar como o cliente utiliza seu produto;
- Perguntar aos clientes quais problemas eles veem em seu produto;
- Perguntar aos clientes quais os produtos de seus sonhos;
- Formar uma comunidade de entusiastas de sua marca que discutam melhorias;
- Encorajar seu cliente a mudar e melhorar seu produto.
Tais análises gerarão insumos para que a equipe de Pesquisa e Desenvolvimento de uma empresa trabalhem em um produto que, além de inovador, seja útil e tenha aceitação positiva dos clientes.
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Pensando em inovar e desenvolver um novo produto?
Muitas variáveis estão associadas ao desenvolvimento de um novo produto e sua inserção no mercado. A Produção Jr e a Materiais Jr reuniram seus conhecimentos e os alinharam de modo a tornar mais acessível os conhecimentos relacionados a isso.
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3 comentários
Desenvolvimento de Produto | Materiais Júnior · maio 24, 2020 às 6:10 pm
[…] disso, uma análise da dimensão do seu público alvo, análise da viabilidade econômica e pesquisa de mercado (concorrência, amplitude) são indispensáveis na triagem de suas […]
Pesquisa de Mercado - Como executar? | Materiais Júnior · junho 10, 2020 às 6:52 pm
[…] Leia mais em A importância da Pesquisa de Mercado para o desenvolvimento de novos produtos! […]
Análise de viabilidade e de mercado: como fazer? - Líder Júnior · setembro 11, 2020 às 2:11 am
[…] cogitar lançar um novo produto, é necessário escolher o material adequado para essa […]