Canudos Plásticos – Entenda a polêmica
A preocupação com a utilização dos canudos plásticos é uma onde crescente entre a população mundial e, felizmente, o Brasil não está de fora.
Entenda a polêmica
Práticos, porém perigosos! A vida útil de um canudo plástico descartável varia entre 4 e 10 minutos, ou seja, o tempo que você demora para consumir sua bebida. Todavia, estes produtos são geralmente feitos de polipropileno ou poliestireno, materiais não biodegradáveis que demoram cerca de 200 anos para se decompor. Além disso, este produto começa sua lenta degradação decompondo-se em pequenas partículas, essas que normalmente são engolidas por animais marinhos, causando impactos negativos na vida desses animais.
O impacto vai muito além dos danos físicos aos animais. Sua degradação nos oceanos acaba por liberar elementos químicos no ecossistema, podendo causar câncer e desequilíbrio hormonal nos animais.
O vídeo que melhor ilustra o impacto causado pelos canudos plásticos descartáveis no ecossistema é o do biólogo marinho costa-riquenho retirando pedaços deste produto da narina de uma tartaruga.
Vale ressaltar que os canudos plásticos são apenas um pequeno pedaço do problema relacionado a poluição marinha, todavia vale como uma porta de entrada para discussões mais profundas e para a conscientização popular.
Situação atual
A discussão sobre o assunto é uma tendência entre grandes empresas e, até mesmo, nações. Escócia e Reino Unido já anunciaram planos de banir a utilização do produto em seu território, além disso, a cidade do Rio de Janeiro anunciou a proibição dos canudos.
A rede de cafeterias mundialmente famosa, Starbucks, não deixou de se posicionar sobre o tema, informando ao público que acabará com o consumo do produto em seu estabelecimento até 2020.
Ao analisarmos os números o espanto é imediato. Só nós Estados Unidos, o consumo/descarte de canudos plásticos chega ao valor de 500 milhões por dia, agora imagine em escada global! Pesquisas sugerem que se continuarmos com este ritmo de consumo de plástico, em 2050 haverá mais plástico do que peixes em nossos oceanos.
Alternativas
1 – Canudos de Papel
Além de menos nocivos, os canudos de papel biodegradam em uma velocidade extremamente superior do que os de plástico, ficando menos tempo no ecossistema.
2 – Canudos de Silicone
Sua maior vantagem é o fato da possibilidade de ser utilizado inúmeras vezes. Todavia, com o desgaste devido ao uso seu descarte é inevitável e o fato do silicone não ser reciclável torna-se um problema.
3 – Canudos Metálicos
Os metálicos são de longe uma das melhores opções! Não são tóxicos ao consumidor e podem ser usados repetidas vezes devido sua possibilidade de lavagem. Normalmente são feitos de aço inox, alumínio ou aço cirúrgico.
4 – Canudos de Palha
Leve, biodegradável e orgânico. Os canudos de palha são inspirados nos primeiros modelos do produto e são uma opção saudável para você e para o meio ambiente.
5 – Canudos de Bambu
Lavável, natural e leve, este tipo de canudo é uma opção natural para os canudos de plástico.
6 – Canudos de Vidro
Uma opção elegante e, mesmo que não seja biodegradável, é uma opção reciclável.
7 – Usar apenas o copo
A utilização do bom e velho copo é sempre uma opção vantajosa. Abandonar o canudinho de uma vez por todas (em casos que não são extremamente necessários) é uma opção em que o meio ambiente agradece!
8 – Descartas de forma consciente
Vale lembrar que o descarte desse produto deve ser feito da maneira correta, assim aumentando suas chances de ser reciclado e não acabar no fundo dos nossos oceanos.
Ficou interessado no assunto e deseja realizar uma análise em seu processo de fabricação em busca de uma produção mais ecológica? Entre em contato com a gente.
1 comentário
Processamento de Polímeros: Entenda tudo sobre | Materiais Júnior · junho 24, 2020 às 1:01 am
[…] seção reta constante como por exemplo fios, chapas, filmes e tubos. Podem ser fabricados então, canudos, sacolas plásticas, embalagens, entre […]