Corpos de Prova – Importância em ensaios de materiais
Qual a importância dos corpos de prova nos ensaios de materiais? Eles podem passar despercebidos, mas são fundamentais para garantir um bom procedimento.
Quando falamos sobre materiais, estamos sempre elencando a importância de se conhecer propriedades dos mesmos para adquirir boas ideias sobre seu comportamento sob processamento. O grande problema é que essas propriedades mudam muito de acordo com a organização espacial do material, ou seja, com suas dimensões, massa, porosidade, etc. A espessura do material analisado influenciará muito nas propriedades mecânicas e óticas: filmes finos são mais transparentes e menos resistentes, blocos maciços serão muito mais resistentes e opacos.
Portanto, é de se esperar que, ao medir uma resposta do material num ensaio, este material esteja padronizado para a análise que será realizada. É aí que entram as normas técnicas responsáveis por gerar resultados confiáveis. A preparação de corpos de prova está amplamente ligada com as normas, uma vez que quase sempre está sendo ditada nas próprias normas. Existem uma infinidade de ensaios e, portanto, uma norma mais adequada para cada um dos resultados esperados. Aqui, discutiremos as mais comuns para as três classes de materiais:
Materiais Poliméricos
Podem ser vendidos na forma de filmes finos ou pellets que produzirão peças de elevada dimensão e com grandes quantidades de material. Os corpos de prova para ensaios mecânicos são, normalmente, barras retangulares com diminuição sutil de tamanho no centro (podendo ser espessura ou comprimento) para gerar um concentrador de tensões e, mais tarde, o empescoçamento característico do ensaio de tração. Para amostras em filme, geralmente são utilizados condicionantes de ar para roubar umidade, e as amostras são cortadas em tamanhos entre 1 e 4cm² e pesadas, tendo peso inferior a 10g para a maioria dos ensaios.
Materiais Metálicos e Cerâmicos
Tem preparação de corpo de prova comuns pois se tratam de materiais com resistência mais elevada que os polímeros. Podem ser utilizadas barras cilíndricas ou retangulares, de espessuras entre 1 e 2cm e com entalhes (quando se é necessário analisar resposta do material sob alta tensão e com elevado índice de falha, ou em ensaios de impacto) quando o interesse é medir propriedades em laboratório. Para materiais comuns à indústria, como o concreto, são necessários corpos de prova muito maiores para aproximar os resultados obtidos dos resultados em uso.
Quer saber mais sobre as normas técnicas necessárias para colocar um produto no mercado? A Materiais Júnior tem ampla experiência em preparação de corpos de prova e ensaios mecânicos e químicos. Entre em contato conosco:
2 comentários
Ensaio Mecânico – Dureza – Materiais Júnior · julho 12, 2019 às 8:34 pm
[…] que está sob teste com um cone de diamante. O endentador exerce uma força contra a superfície do corpo de prova e então uma carga é aplicada na ponta de teste resultando em aumento da penetração. O aumento […]
Ensaio de Tração: Entenda seu funcionamento e qual sua função – Materiais Júnior · março 26, 2020 às 2:24 am
[…] ensaio de tração consiste em submeter um corpo de prova a uma força crescente na direção axial, que tende a alongá-lo ao máximo possível. É medida […]