Pesquisa de Mercado – Como executar?
A todo momento, uma nova empresa surge no mercado e consequentemente, a concorrência aumenta. Não é a toa que hoje, o Brasil possui mais de 10 milhões de microempreendedores individuais. Dessa forma, é essencial para a sobrevivência do seu negócio que as estratégias de venda e marketing utilizadas sejam as mais eficientes para seu tipo de negócio, bem como analisar a viabilidade do seu produto!
Para isso, a Líder Jr. e a Materiais Jr. vão te auxiliar a entender como uma pesquisa de mercado e análise de viabilidade podem te auxiliar a alavancar seu negócio!
Mas o que é uma Pesquisa de Mercado?
A análise de mercado é um instrumento adotado com o objetivo de conhecer a realidade de um determinado mercado, possibilitando identificar problemas e oportunidades em seus produtos/serviços e tornar suas estratégias mais eficientes.
Essa coleta de dados pode ser:
- Pesquisa primária – quando a pesquisa é realizada pela própria empresa ou profissional que utilizará os dados;
- Pesquisa secundária – os dados são coletados e analisados por uma empresa ou profissional terceirizado, como por exemplo, quando uma empresa contrata a Líder Jr. para executar esse serviço.
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Vantagens de uma Pesquisa de Mercado
Mas você deve estar se perguntando: por que realizar uma análise de mercado?
Uma análise de mercado eficiente te possibilita criar estratégias mais inteligentes, reduzindo seu desperdício de tempo, esforço e custo com estratégias que não estão de acordo com a realidade do seu mercado.
Além de gerar leads mais qualificados, ajudar na tomada de decisões e possibilitar a identificação e resolução de pontos falhos.
Leia mais em Análise de Mercado e a influência sobre minhas vendas!
Entender seu potencial cliente
Um dos principais objetivos da análise de mercado é compreender seu público-alvo e possibilitar estratégias eficientes para converter seu cliente ideal. Uma estratégia de marketing sem um objetivo, isto é, quem se deseja atingir, é uma estratégia pouco eficiente.
Conhecer sua concorrência
Tão importante quanto entender seu cliente, é entender quem é sua concorrência no mercado e quais estratégias, oportunidades e fraquezas esses concorrentes possuem.
Uma análise de mercado te permite analisar informações e características de outras empresas e suas vivências, possibilitando que você entenda qual a estratégia mais competitiva e eficiente que pode ser tomada.
Da mesma forma que permite eficiência ao se inserir em um novo segmento não explorado, já que você possuirá conhecimento das principais dores dos concorrentes que atuam nesse segmento.
Etapas de uma Pesquisa de Mercado
- Definir objetivo
Primeiramente, deve-se definir o objetivo principal da pesquisa. Isto é, o que você deseja obter e analisar com a coleta de dados?
A partir dessa resposta, é possível realizar a pesquisa com maior foco, poupando tempo, esforço e custos durante o processo.
- Estabelecer público-alvo
A segunda etapa é se perguntar: qual é o público-alvo da minha pesquisa? Isto é, de quem você quer obter dados?
Deve-se definir seu público-alvo de acordo com o objetivo principal definido anteriormente. Por exemplo, se você deseja entrar em um novo segmento de mercado, é interessante realizar uma pesquisa mais abrangente, com a finalidade de entender o todo, isto é, seus clientes, fornecedores e concorrentes.
Além disso, é importante também definir o tamanho da amostra desejada.
- Elaboração de roteiro
Após definir o objetivo e quem é o alvo da pesquisa, deve-se elaborar as perguntas que vão ser feitas, podendo elas serem qualitativas ou quantitativas.
Após reunir a quantidade de perguntas ideal para sua pesquisa, é importante rever e analisar de forma crítica se elas realmente o ajudarão a obter as respostas e dados que procura.
- Aplicação do questionário e análise dos resultados
Na etapa final, é o momento de aplicar o roteiro feito, seguindo as definições de público-alvo, amostra, etc. Por fim, deve-se tratar os dados obtidos e filtrá-los de acordo com sua necessidade.
Caso seu objetivo será inserir um novo produto no mercado, após esse processo, será possível entender todas as oportunidades e ameaças que o mercado tem a oferecer ao seu negócio, possibilitando assim, estratégias mais consolidadas.
Leia mais em A importância da Pesquisa de Mercado para o desenvolvimento de novos produtos!
Entretanto, no caso de um produto físico, é importante também entender qual a viabilidade dele em relação aos materiais utilizados, sendo possível analisar isso a partir de uma análise de viabilidade.
Mas o que é uma Análise de Viabilidade?
Seguindo a mesma premissa da análise de mercado que busca entender o mercado, uma análise de viabilidade busca entender e analisar se os materiais envolvidos na produção do seu produto são viáveis e adequados.
A escolha errada dos materiais certos para seu produto pode acarretar problemas de qualidade, altos custos e esforço ao seu negócio, portanto, é essencial entender se realmente seu produto é adequado ao mercado que ele deseja adentrar.
A primeira etapa de uma análise de viabilidade, é realizar a seleção dos materiais adequados para o tipo de produto desejado, isto é, adequados aos esforços que ele demanda, para garantir a qualidade do produto final.
Leia mais em 4 etapas para escolher o material certo para seu produto!
Caso o seu produto já seja fabricado por concorrentes, é interessante utilizar da pesquisa de mercado para também entender qual é o processo e quais são os materiais escolhidos pela concorrência, verificando pontos falhos na produção dos mesmos e buscando melhorar esses pontos no seu negócio.
Isso possibilita que antes de lançar o produto, você entenda quais materiais desempenham o melhor papel dentro do seu objetivo, tornando sua análise de viabilidade mais focada nos materiais certos.
Portanto, ao inserir um novo produto no mercado ou adentrar um novo segmento, uma análise de mercado e viabilidade vão te auxiliar a tornar suas decisões mais embasadas e competitivas em relação a concorrência, diminuindo seus esforços e custos e aumentando suas vendas.
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2 comentários
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