Reciclagem industrial: Principais Pontos e Projeto

Publicado por Materiais Júnior em

reciclagem industrial

Como já dito em um dos nossos textos do blog “Atuação do Engenheiro de Materiais na Redução de Desperdício e Diminuição de Custo” é notável a quantidade de resíduos gerados no cenário industrial brasileiro. Há diversas formas de tratar tal problema e nesse texto trataremos sobre um deles, a reciclagem.

O que é reciclagem?

A Reciclagem representa o conjunto de procedimentos que visam transformar materiais usados em novos produtos tornando-os úteis de outra maneira. De forma mais técnica, podemos dizer que é o processo que há a transformação do resíduo que não seria aproveitado, atribuindo características para que volte a se tornar matéria prima ou produto.

O desequilíbrio ecológico é um assunto recorrente há anos e tem avançado de forma extremamente rápida no país. A indústria brasileira é atualmente a maior geradora de resíduos de forma disparada e a insatisfação de uma parcela da sociedade sobre isso tem gerado cobranças para a criação de mais políticas de desenvolvimento sustentável por parte das empresas. O desenvolvimento sustentável visa basicamente a satisfação das necessidades da geração atual sem comprometer as gerações futuras, porém é sabido que atualmente isso não ocorre na realidade.

Qual sua importância e por que implementá-la na indústria?

A reciclagem surgiu como uma alternativa para atender as demandas de preservação do meio ambiente por parte da sociedade, porém também se tornou uma oportunidade que as próprias indústrias têm em mãos para a geração de lucros a partir da gestão de resíduos. E a partir disso surge a reciclagem industrial como solução para essa grande quantidade de “lixo” gerado, em concordância com as necessidades da empresa e do meio ambiente.

As suas vantagens são inúmeras. O reaproveitamento dos resíduos possibilita a diminuição dos custos e consequentemente dos preços, gerando lucros para a empresa e fazendo-a ganhar competitividade no mercado. Isso porque amplia as possibilidades de negociação com o cliente satisfazendo suas necessidades. Ao mesmo tempo garante o desenvolvimento da empresa de forma sustentável, minimizando a geração de resíduos e a exploração de recursos naturais.

A diversidade de materiais que podem ter como destinação a reciclagem é imensa e converge com os subprodutos industriais. Aço, cobre, papel, entulhos, plástico, borracha, madeira, alumínio, vidro, pneus, baterias e pilhas são alguns exemplos.

Como implementá-la?

  • Conhecer o sistema e analisar a viabilidade do processo

Primeiramente é preciso entender o sistema industrial e principalmente as rotas que os resíduos tomam durante o processo. Além disso, a coleta e o transporte do resíduo podem demandar muito trabalho e muitas vezes ser perigosa, por isso saber informações sobre ele é essencial para saber como tratá-lo. Para isso algumas perguntas devem ser feitas. Qual é o material? Em que quantidade ele é gerado? Qual é sua origem?

Uma análise dos níveis de desperdício pode trazer informações sobre a viabilidade de implementação de processos de reciclagem e a criação de um plano de ação para minimizá-los. Quanto maior seus níveis de desperdício, maior será a viabilidade e garantia de retorno para sua empresa.

  • Criação do projeto

Se tratando de um projeto de uma certa complexidade de implementação, a consulta de especialistas pode servir de grande ajuda. Centros de coleta e empresas de reciclagem são alguns exemplos. Além disso a engenharia de materiais pode servir de auxílio na análise do seu processo e na composição de seus resíduos. Então a partir dos dados coletados anteriormente será possível a criação de um sistema de reciclagem específico para sua empresa.

  • Criação dos novos produtos

Além da possibilidade de serem reutilizados como matéria prima, os resíduos podem inclusive ser transformados em novos produtos comerciais. Uma vantagem é a grande aceitação por parte dos consumidores em adquirir produtos fabricados de forma sustentável, gerando ainda mais mercado para a empresa.

O tratamento de resíduos industriais por meio da reciclagem é, portanto, um assunto de extrema importância atualmente para as empresas, visto o desequilíbrio ecológico e o cenário industrial brasileiro gerador de resíduos em excesso. Além disso a implementação da reciclagem industrial traz não só vantagens para um desenvolvimento de forma sustentável, como também pode alavancar os lucros da empresa com o reaproveitamento dos resíduos que seriam descartados.

Ficou interessado e quer realizar um projeto de reciclagem na sua empresa? Entre em contato conosco!


3 comentários

Glitter: entenda a polêmica por trás desse produto tão requisitado no carnaval – Materiais Júnior · junho 22, 2019 às 8:20 pm

[…] é o longo tempo no qual polímeros em geral demoram para se decomporem, além da dificuldade na reciclagem desses materiais pelos diversos tipos de plásticos […]

Embalagens: Inovações que facilitam nosso dia a dia – Materiais Júnior · março 26, 2020 às 1:59 pm

[…] por mais tempo, tornando a embalagem mais prática e funcional, melhorando a reutilização e a reciclagem, a apresentação, a contextualização da embalagem ao estilo de vida do usuário e sendo […]

Embalagens: Inovações que facilitam nosso dia a dia – Embala Nordeste · maio 18, 2020 às 8:08 pm

[…] por mais tempo, tornando a embalagem mais prática e funcional, melhorando a reutilização e a reciclagem, a apresentação, a contextualização da embalagem ao estilo de vida do usuário e sendo […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *