Tudo que Você Precisa Saber Sobre ACV

Publicado por Materiais Júnior em

Na busca por um planeta mais sustentável, a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) serve de bússola para as empresas se adequarem ao futuro. A ACV é uma metodologia de medição do impacto ambiental de todo o ciclo de vida de um produto ou serviço, considerando estágios desde a extração da matéria-prima, manufatura, transporte, até o descarte. Por permitir a quantificação do impacto ambiental em dados interpretáveis e passíveis de comparação, o processo da ACV se tornou um método chave para ajudar organizações a tomarem decisões mais ambientalmente conscientes e sustentáveis, além de ser um auxílio central para aplicar mudanças ecológicas na manufatura, reduzir custos e estabelecer a identidade da marca. O objetivo da ACV é, principalmente, ajudar empresas a manter a rentabilidade de um serviço ou processo ao mesmo tempo em que se reduz seu impacto ambiental, através da coleta e medição de dados, retornando dados quantificáveis.

 

Lixo descartado incorretamente

O que é ACV?

A Avaliação de Ciclo de Vida envolve uma análise criteriosa de dados sobre a produção de um produto, considerando as entradas (o que é consumido da natureza,) tal como a quantidade de um determinado material necessária para fabricá-lo, quanta água e energia são utilizadas em cada etapa, e as saídas (o que é devolvido para a natureza,) como resíduos e emissões de cada fluxo produtivo. Segundo a ISO 14040, norma que define os princípios da metodologia, conceitos e estrutura da ACV, a estrutura do processo é dividida em quatro etapas principais.

Esquema Geral de um Ciclo de Vida

Objetivo

A primeira etapa é a definição do objetivo e do escopo da avaliação – é necessário estabelecer o porquê e o quê está sendo medido. Nessa etapa, é especificado o objetivo da realização da ACV, estruturado como e com quais dados ela será realizada e para quem a ACV é relevante. Quer saber o impacto de um serviço já existente, comparar o seu produto com o mercado, estimar o impacto de um novo serviço ou tomar uma decisão específica? Qual é o público alvo do produto e o que ele quer? Estas perguntas são de suma importância e suas respostas serão definidas na fase 1 da ACV, e, a partir delas, será definido o escopo – quais dados serão avaliados, quais fases do ciclo de vida são relevantes e escolha da base de dados adequada. Esta fase é essencial para determinar o resultado e de que forma ele será interpretado e comunicado, e, por isso, serve como o alicerce da avaliação e tudo o que foi definido nessa fase deve ser levado em consideração durante todas as outras etapas.

Análise de dados

A segunda fase será a análise de inventário, que é a compilação de todos os dados qualitativos e quantitativos dos fluxos de entrada e saída do ciclo de vida do produto. Para essa fase, é necessário haver uma coleta de dados de qualidade, feita sobre os estágios definidos na primeira fase. Essa é a fase mais complexa da ACV, já que a cadeia produtiva de um produto não é simples e o objetivo é trabalhar com dados muito precisos para garantir a qualidade da avaliação.

Avaliação de Impactos

A terceira etapa é da avaliação do impacto do inventário, com três atividades principais. A primeira é selecionar os indicadores desejados, para transformar o objetivo da ACV em dados  As categorias de indicadores mais comuns incluem potencial de aquecimento global (pegada de carbono), toxicidade ao meio ou a humanos, acidificação e eutrofização. Existem mais de 15 categorias de impacto diferentes e a escolha é baseada no objetivo da ACV. A segunda atividade consiste em definir os dados do inventário utilizados para cada indicador de impacto e a terceira e última tarefa desta etapa é, finalmente, calcular todos os parâmetros e quantificar categoricamente o impacto ambiental.

Interpretação dos Resultados

A quarta e última etapa é a de interpretação dos resultados. Nesta fase são definidos os processos de mais impacto, baseado nos resultados obtidos. Também é apontado quão completo e consistente foi o serviço, com a conclusão e limitações encontradas. Essa fase é sensível e deve ser observada dentro de um contexto, e uma boa interpretação mostra o caminho mais ideal para reduzir o impacto de um processo e tornar a cadeia produtiva mais sustentável.

 

 

Método da ACV (NBR ISSO 14040)

Importância da ACV na Indústria

A ACV serve, principalmente, para melhorias em produtos existentes. É uma análise muito específica e dá números para guiar e fundamentar qualquer estratégia de sustentabilidade de uma empresa. É beneficial para desenvolvimento de produtos e serviços, pesquisa, gerenciamento de fornecedores, marketing e vendas e planejamento estratégico. A ACV aponta se uma empresa cumpre com as regulamentações ambientais estabelecidas, aponta também qual seria um fornecedor mais adequado para uma empresa, se a escolha de um novo material é ecologicamente viável. A ACV se mostra vital também para o marketing verde, pois permite comunicar – em dados palpáveis – o quão sustentável um produto é, apontando os pontos fortes – para guiar a estratégia de marketing, e fracos – para guiar o planejamento estratégico sustentável.

 

Esquema simplificado da ACV

Onde encontrar esse serviço?

A Materiais Jr destaca-se no mercado por oferecer o serviço de avaliação de ciclo de vida, visando proporcionar aos seus clientes uma análise completa e detalhada do impacto ambiental de seus produtos ou processos. Através dessa avaliação detalhada, a Materiais Jr auxilia as empresas a identificar áreas de melhoria e implementar estratégias sustentáveis para reduzir o consumo de recursos naturais, minimizar a emissão de poluentes e otimizar a eficiência energética. Dessa forma, os clientes da Materiais Jr podem tomar decisões mais esclarecidas e sustentáveis, buscando reduzir o impacto ambiental de seus produtos e processos ao longo da cadeia produtiva da empresa, bem como alcançar práticas de negócio  responsáveis, promovendo assim um futuro mais verde e sustentável.


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