Economia Circular: gerenciamento de materiais
Com o avanço da tecnologia e da globalização o mundo tem vivenciado anos de desenvolvimento humano e econômico. As indústrias globais estão cada vez mais em busca de levar inovação e praticidade para os novos produtos do mercado. Podemos considerar que em todos os ramos da indústria são utilizados materiais das mais variadas classes e aplicações. Esses estão presentes em praticamente tudo que consumimos. Podemos encontrá-los desde em componentes minúsculos dentro de computadores ou celulares até em construções civis de proporções monumentais. Contudo, os recursos presentes na terra são finitos e estão ficando cada vez mais escassos. É questão de tempo para que a humanidade atinja o ápice da utilização dos bens naturais disponíveis no planeta, gerando consigo dejetos que não podem ser substituídos e/ou reutilizados, causando estragos catastróficos para as próximas gerações e está ai a importância da economia circular.
É de extrema urgência que a humanidade busque meios para mudar seu modelo de negócios e de consumo. Atualmente, a maior parcela do mundo ainda utiliza a economia linear para fabricação de seus produtos. Na economia linear os produtos são fabricados, vendidos e descartados após a vida útil ou trocados por produtos substitutos, muito desses produtos tem sua vida útil muito curta e não podem ser reutilizados ou reciclados para serem colocados novamente nas “prateleiras”, acabando na maioria das vezes em lixões ou aterros sanitários. Para evitar que o modelo econômico atual ocasione danos catastróficos para as próximas gerações, é preciso pensar em práticas e em alternativas que preservem o meio ambiente e visam a melhoria e a duração desses produtos. Pensando nisso, a comunidade científica vem buscando alternativas para mudar o paradigma econômico atual, visando um mercado mais sustentável e preocupado com o ecossistema, a partir disso, surgiu o conceito de economia circular.
O que é a Economia Circular?
A economia circular é definida como um conceito estratégico que tem por finalidade garantir a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energias, criando um ciclo econômico de menor descarte e desperdício possível. O conceito desta economia baseia-se em mecanismos de ecossistemas naturais, que gerem os recursos a longo prazo num processo contínuo de reabsorção e reciclagem. A economia circular promove um modelo económico reorganizado, através da coordenação dos sistemas de produção e consumo em circuitos fechados.
No modelo econômico circular, o gerenciamento de materiais é um fator determinante. A substituição de materiais que possam afetar o meio ambiente por materiais sustentáveis que possam ser reinseridos no ciclo econômico é um fator importante. A busca de materiais que tenham uma vida útil mais duradoura é outro ponto chave deste conceito econômico.
O foco da economia circular ultrapassa as ações de gestão de resíduos e de reciclagem, visando desde o desenvolvimento de novos processos, produtos e novos modelos de negócio e vai até o gerenciamento de recursos e otimização da utilização dos recursos.
Porque Adotar?
O mundo vem evoluindo com o crescimento populacional, aumento da procura e consequente pressão e preocupação do gerenciamento de recursos, sublinhando a necessidade de ações e modelos sustentáveis, uma economia preocupada com o ecossistema e que ainda assegure o desenvolvimento econômico, melhoria da condição de vida, emprego e preservação de áreas verdes.
O modelo econômico vigente que se baseia em uma cadeia linear confronta-se com questões relativas à disponibilidade de recursos naturais. Além disso, esse tipo de economia expõe os países e as empresas a riscos relacionados à volatilidade de preços e disponibilidade de recursos, como também na interrupção do fornecimento por escassez.
Uma nova forma de se fazer negócio, através de uma economia “mais circular”, catalisada pela inovação ao longo de toda a cadeia de valor, é defendida como uma solução alternativa para minimizar consumos de materiais e perdas de energia.
Benefícios e Impactos
A economia circular, como citado anteriormente, pode trazer uma série de benefícios para sociedade. A base dessa economia distingue-se em um modelo econômico que foca na sustentabilidade e na manutenção de produtos, garantindo que os materiais durem mais e possam retornar para o ciclo econômico.
Este modelo econômico fornece benefícios de curto prazo e oportunidades estratégicas de longo prazo. Abaixo estão destacados alguns dos principais benefícios e potenciais impactos de se adotar a economia circular
- Novos modelos de negócios, com foco na reutilização, reciclagem, redução e recuperação de produtos;
- Maior volatilidade no preço das matérias-primas e limitação dos riscos de fornecimento;
- Novas relações com o cliente, programas de retoma, novos modelos de negócio;
- Melhorar a competitividade da economia;
- Contribuir para a conservação do capital natural, redução das emissões e resíduos e combate às alterações climáticas.
Com tudo que foi apresentado, podemos entender a importância de se adotar uma economia mais “verde” é de extrema urgência substituindo nosso modelo econômico atual, para que possamos garantir um futuro mais sustentável e próspero para todos.
Quer saber como seu produto pode ser impulsionado pela Engenharia de Materiais? Entre em contato conosco e faça um diagnóstico!
0 comentário