Análise Mineralógica – Qual a importância?

Publicado por Materiais Júnior em

Analise Mineralogica

Todo processo de fabricação apresenta inúmeras variáveis que podem interferir diretamente na qualidade, no custo, na produtividade e em outras características do produto final.

É muito importante que durante todo o processo produtivo, haja um controle de todas as etapas, através da coleta de dados das possíveis variáveis da produção, para que então, possa ser realizado uma análise dos desvios, a partir dos parâmetros preestabelecidos por normas, aplicando quando necessário, ações corretivas e preventivas.

O processo de extração de matérias-primas é a primeira etapa de um sistema produtivo e deve ser inspecionado com muita cautela, já que os insumos extraídos são a base para a fabricação do produto final. As matérias-primas têm três grupos de origem: o Vegetal, o Animal e o Mineral.

As matérias de origem mineral são obtidas a partir da extração do solo, formado pela decomposição das rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas. Devido à alta diversidade do solo, podemos encontrar diferentes minerais, com distintas porcentagens de elementos químicos em sua composição, logo, para que o produto final não sofra oscilação, tal processo deve conter um controle de dados gerenciado por um importante sistema de caracterização: a Análise Mineralógica.

Analise Mineralógica na Mineração

A Analise Mineralógica é frequentemente usada na Mineração. Fonte

Mas o que é a Análise Mineralógica?

A análise Mineralógica nada mais é do que um estudo que caracteriza o solo, descrevendo quantitativamente suas propriedades. Essa análise é usada, principalmente, para determinar as relações de tensão, deformação, granulometria e composição do material de estudo, com o objetivo de direcionar melhor seu destino de uso, visando a segurança e qualidade do produto.

Para que a análise mineralógica seja feita de forma completa é aconselhável a realização de uma análise qualitativa, que identifica os minerais contidos na amostra e uma análise semiquantitativa, que apresenta o percentual dos minerais da amostragem a partir de avaliações e cálculos semiquantitativos.

Além disso, é muito importante que seja feito a determinação do grau de libertação dos grânulos, as medidas de refletividade, as fotomicrografias das situações mineralógicas e análises químicas dos elementos principais encontrados na amostra mineralógica.

Como ela é realizada?

Os principais ensaios utilizados para análise são:

Difração de Raios X: O ensaio de Difração de Raios X (DRX) consegue identificar os minerais existentes na amostra, a partir da interação dos mesmos com o feixe de raio X emitido pelo aparelho de ensaio e, consequentemente, pela produção do fenômeno de difração que o mesmo realiza. A partir da Lei de Bragg, que mede a relação entre o ângulo de difração e a distância entre os planos que se originam, é possível identificar a estrutura cristalina da amostra caracterizada, já que cada cristal interage de forma diferente com a radiação eletromagnética (raios X).

Análise Térmica Diferencial: O ensaio de Análise Térmica Diferencial (DTA) é feito a partir de um aquecimento constante da amostra, juntamente com um material termicamente inerte, registrando as diferenças de temperatura entre o padrão inerte e a matéria-prima analisada. Quando ocorrem transformações endotérmicas ou exotérmicas, estas aparecem como deflexões em sentidos opostos na curva termodiferencial, sendo possível comparar os resultados padrões dos minerais com o resultado obtido, podendo identificar os materiais que contém na amostra.犀利士
an>

Para saber mais sobre Ensaios em Materiais, baixe agora mesmo nosso EBOOK GRATUITO!

Flourescência de Raios X: O ensaio de Flourescência de Raios-X (FRX) permite que seja apresentada uma determinação qualitativa e quantitativa de maiores e menores constituintes da amostra. Através da reflexão de feixes de raios X nas amostras ensaiadas, o ensaio de FRX faz com que sejam produzidas radiações fluorescentes características de cada elemento químico, onde tais radiações são difratadas por um cristal analisador e captadas por um detector, utilizando também do conceito da Lei de Bragg. Sendo assim, é possível identificar quais os elementos presentes e sua proporção nas amostras analisadas.

Microscopia Eletrônica de Varredura: O ensaio de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) é realizado por um microscópio que dispara feixes de elétrons de alta energia continuamente no material de estudo. Através desse processo, há a realização da varredura da superfície da amostra, obtendo então imagens com a aparência tridimensional de alta resolução, além de emitirem raios X fluorescentes, originados dos elementos químicos presentes na amostra, que são identificados a partir do método de energia dispersiva (EDS). Os resultados deste ensaio, permite que seja observado as associações dos minerais detalhadamente, suas inclusões, zoneamentos e caracteriza os elementos químicos constituintes no mineral (participação dos mesmos nas redes cristalinas).

Analise mineralógica no solo

A análise mineralógica pode ajudar a saber a composição do solo para a agricultura. Fonte

Por que realizar uma Análise Mineralógica?

A realização de uma análise mineralógica, completa ou generalizada, traz inúmeros benefícios para quem a realiza. Os resultados dos estudos permitem que o indivíduo ou grupo envolvido, possa conhecer o valor econômico da amostra estudada, possibilitando que o mesmo consiga utilizar o material da melhor forma possível, sem comprometer a qualidade do produto final. Conhecendo melhor as propriedades físicas e químicas do material – suas limitações e particularidades -, as aplicações industriais são mais direcionadas, agregando maior valor econômico ao produto e aumentando o impacto tecnológico para a indústria em questão.

Além disso, é possível realizar todo o processo de produção de forma mais barata, minimizando os custos e aumentando os ganhos financeiros de muitas das etapas do processo produtivo (não somente na mineração e no beneficiamento).

A análise mineralógica ajuda as indústrias que aderem esse estudo a contemplarem alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), através do objetivo 12, que retrata sobre o Consumo e produção responsáveis e do objetivo 15, que visa proteger a vida terrestre. A mesma, quando bem analisada, traz à empresa uma produção otimizada dos recursos naturais e proporciona uma diminuição dos resíduos sólidos e poluentes que impactam negativamente o meio ambiente, ajudando então, positivamente a fauna e flora.

Sua empresa está precisando de uma Análise Mineralógica? Quer saber mais como os serviços da Materiais Júnior podem impulsionar seu negócio? Entre em contato!

Entre em contato

Categorias: Serviços

0 comentário

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *