Pneu Vision – O futuro da automobilística

Publicado por Materiais Júnior em

O cenário atual de grandes pesquisas e avanços tecnológicos não deixa para trás o desenvolvimento de novos produtos inovadores no mercado. Constantemente diversas empresas vem anunciando produtos revolucionários no mundo, e a Engenharia de Materiais está sempre ligada a isso.

Inovação no mundo dos pneus

Em 2017, a Michelin revelou um conceito totalmente inovador para a tecnologia de pneus automobilísticos. Trata-se de um pneu sem ar e biodegradável fabricado via impressão 3D. O produto foi apresentado durante a conferência Movin’On 2017, sobre mobilidade sustentável. O projeto, porém, ainda está incompleto e de acordo com Terry Gettys, responsável pelo projeto do produto, esses pneus não irão as ruas tão cedo: “Você pode até pensar que isso é um sonho. E você estaria certo. É um sonho. É um conceito a longo prazo que une nossa visão com todos os elementos da mobilidade sustentável. Mas é um sonho realista, já que todos os componentes deste conceito já são pesquisados ativamente”.

pneu vision

O conceito do pneu Vision parece realmente um sonho para a indústria automotiva, já que é sem ar, biodegradável, recarregável e personalizável. O desenho do produto traz uma configuração de um pneu sem qualquer ar para inflá-lo e, portanto, acabando com um dos maiores problemas das empresas do setor e dos seus usuários, pneus furados.

Possibilidades inovadoras

Outro conceito muito interessante do projeto é a banda de rodagem. Será possível “recarregar” o pneu com a deposição adequada e ideal da quantidade de borracha com o auxílio da impressora 3D. Além disso, o pneu Vision poderá ser ter seu desenho constantemente adaptado em função das condições climáticas ou da própria estrada a fim de garantir melhor comodidade e segurança ao motorista. A banda de rolamento poderia ser impressa no pneu em questão de minutos.

A Michelin ainda acoplou um sistema de sensores ao produto capazes de fornecer informações em tempo real sobre a situação do pneu. Os sensores trazem informações sobre as condições da estrada percorrida e do próprio produto. Será possível saber quando é preciso adicionar borracha a bandagem de rolamento e a hora de trocá-lo.

O principal objetivo com a criação do produto tem um viés de sustentabilidade. Teremos uma roda biodegradável; feita de materiais reciclados e com um fim de vida também reciclável. O exemplar feito pela Michelin conta com materiais orgânicos recicláveis e biodegradáveis como aparas de madeira, palha e até mesmo cascas de laranja.

 

Busca inovação como essa para sua empresa? Deseja trabalhar com tecnologia de ponta na área de materiais? Entre em contato conosco e juntos podemos buscar o futuro para sua empresa!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *