O Sucesso das Embalagens Stand Up Pouch
As embalagens Stand Up Pouch (SUP) são encontradas em todos os locais, envasando uma grande variedade de produtos e estão super em alta ultimamente. A Stand Up Pouch chegou fazendo sucesso justamente por sua principal característica: manter os produtos “em pé” nas prateleiras, arriscando um modelo inovador e diferenciado.
O que é uma embalagem Stand Up Pouch?
A embalagem Stand Up Pouch tem a estrutura flexível, assim como outras embalagens, mas se destaca por ter uma base de sustentação que permite que ela fique “em pé” após o seu preenchimento. Possui um grande potencial de aplicação de tecnologia para uma ampla faixa de produtos e também tem a capacidade de proporcionar um visual diferenciado.
Qual a importância da Embalagem dos produtos?
A embalagem é um recurso essencial em qualquer mercadoria, de qualquer setor, e de maneira alguma é apenas um acessório para os produtos. Além disso, a embalagem pode ser um diferencial competitivo.
Para mais, é um elemento primordial para a segurança dos produtos, branding, marketing e estratégias de venda, como veremos posteriormente. E, para que esses pontos sejam atendidos de maneira positiva, a embalagem deve apresentar qualidade no seu material, design e no produto em si; protegendo de fato o produto. Ela também deve seguir os valores defendidos pela marca, como sustentabilidade, oferecer praticidade e agregar valor ao consumidor.
A embalagem pode impulsionar a venda de qualquer tipo de produto, desde doces à produtos de limpeza. Normalmente associamos esse modelo de embalagem a molhos de tomate, maionese, mas ela pode ser usada para envasar diversos outros produtos. Apenas é necessário ser inovador e pensar em fornecer uma nova e boa experiência ao cliente.
Inovar nas embalagens traz vantagem para a empresa, por exemplo, comercializar bebidas em embalagens que não são rígidas, facilita o consumo; não ocupar muito espaço e ser flexível; não sujar, entre outros, diferenciam sua marca.
Portanto, vale a pena investir na embalagem ideal para a sua mercadoria!
Quais as vantagens da embalagem Stand Up Pouch?
Os benefícios são diversos e abrangentes, tanto para os consumidores, quanto para as empresas que querem vender seu produto.
Confira alguns deles:
-
Adaptabilidade:
Devido à sua forma, variedade de cores e tamanhos, e por sua resistência e leveza, a Stand Up Pouch pode ser usada para embalar produtos em diferentes condições, como pastosos, líquidos, sólidos e em pó.
Além disso, detalhes como as diferentes possibilidades de abertura (zíper, sem zíper ou com tampa) e de material da Stand Up Pouch também permitem que as empresas utilizem a embalagem da maneira que melhor proteja e apresente seu produto, proporcionando a melhor experiência para seus clientes.
Com isso, a Stand Up Pouch possibilita uma personalização muito grande de acordo com a necessidade de cada marca, a depender da criatividade e particularidades da empresa.
-
Praticidade:
Devido às possibilidades de abertura da embalagem e do material utilizado, além do transporte e do armazenamento de produto nas Stand Up Pouches facilitado, elas oferecem uma experiência prática aos consumidores. Isso é um grande diferencial para a marca, pois essa embalagem é leve, resistente e não necessita de grandes espaços.
Produtos que não são consumidos de uma vez, por exemplo, podem ser preservados mesmo depois que a embalagem for aberta pela primeira vez com a abertura feita com o zíper. Produtos pastosos podem ser usados com maior facilidade com a abertura em tampa, entre outros.
-
Branding:
Branding está associado à imagem da marca ou empresa, incluindo a identidade visual que representa seus produtos, por exemplo.
Nesse sentido, a embalagem é o principal ponto de comunicação entre a marca e o consumidor. Graças à sua versatilidade, a Stand Up Pouch tem a possibilidade de deixá-la com a “cara da marca”, contribuindo para um branding positivo por meio da identificação com a empresa e o produto por aqueles que o consomem.
Isso só é possível pois a embalagem estabelece a comunicação entre a marca e o consumidor, além de transmitir mensagens que estão estampadas na Stand Up Pouch, como a praticidade, que leva o cliente a ter a percepção de cuidado, de que a empresa por trás do produto realmente se importou com sua experiência, não somente com a venda. Além de, por exemplo, ser uma embalagem mais sustentável, levando o cliente a ter uma percepção de que a empresa se preocupa com o meio ambiente. Esses detalhes agregam valor ao consumidor e elevam o nível do produto.
-
Visibilidade e destaque:
Primordialmente, por serem usadas de maneira inovadora, as embalagens Stand Up Pouch ganham destaque perante as outras embalagens presentes nas prateleiras. Esse novo formato permite um design ousado e estratégias de marketing por meio das embalagens – atrelado ao branding citado anteriormente – e também à necessidade ou possibilidade de cada produto a ser oferecido.
Nessa perspectiva, as embalagens Stand Up Pouches se diferenciam das demais por ficarem em pé nos expositores, ainda que o produto seja líquido ou pastoso. Além disso, as marcas podem aproveitar a diversidade de materiais para deixar em evidência seus produtos e chamar a atenção dos consumidores. Por exemplo, no caso de doces, para melhor aproveitar o seu formato atrativo, podem ser utilizadas as Stand Up Pouch com transparência. Outro exemplo são produtos que precisam ser protegidos contra a luminosidade, como cremes, que podem ser embalados com o uso de materiais metálicos, que além de protegê-los, confere destaque nas prateleiras.
-
Sustentabilidade:
Devido aos materiais utilizados serem leves, resistentes e à praticidade da embalagem, é possível que as Stand Up Pouches sejam reutilizáveis e tenham o transporte facilitado (principalmente quando comparado aos recipientes tradicionais).
Além disso, a pouca quantidade de plástico em sua composição, a menor energia gasta para serem produzidas, e o pequeno volume de lixo gerado quando descartadas, tornam as embalagens Stand Up Pouch mais corretas do ponto de vista ambiental.
Isso a torna uma embalagem mais ambientalmente correta, pois gastam menos energia para serem produzidas, utilizam menos plástico em sua composição e geram menos lixo quando descartadas.
-
Segurança:
A matéria-prima das embalagens Stand Up Pouches também é super resistente a furos e não correm o risco de quebrar, garantindo segurança ao consumidor e ao produto embalado. Isso faz com que a mercadoria fique protegida durante todo o transporte, nos estoques e prateleiras dos locais de venda, e na casa do consumidor. Ao evitar esses problemas, como vazamentos, a Stand Up Pouch também evita uma experiência negativa do cliente.
Somado a essas diversas vantagens, a Stand Up Pouch também permite uma economia de tempo, pois possui um processo de produção mais rápido e simples quando comparada às embalagens tradicionais.
Esse modelo também facilita na logística, graças às suas características mecânicas já citadas (leve, resistente e pouco espaço necessário para transporte), reduzindo custos.
Além disso, a Stand Up Pouch também é muito utilizada para produtos que são consumidos em transporte – devido a sua praticidade e segurança. Isso se torna mais um diferencial desse modelo de embalagem.
-
Experiência do cliente:
A partir de todos esses benefícios proporcionados pela Stand Up Pouch, é gerada uma experiência positiva pela embalagem desde o ponto de venda até o consumo do produto, criando uma identificação e um sentimento de gratidão no consumidor. Isso é fundamental para a fidelização do cliente, pois faz com que ele volte a consumir da mesma marca, para repetir a boa experiência.
Para que serve a Stand-Up Pouch?
A embalagem Stand Up Pouch pode ser utilizada nos formatos tradicionais, como para molhos de tomate, mas principalmente de formas inovadoras, como citado anteriormente. Por exemplo, em produtos alimentícios que são próprios para serem consumidos em meios de transportes.
Nesse sentido, as embalagens Stand Up Pouches podem ser usadas para envasar quase todo tipo de produto, já que é versátil, e possui uma variedade de modelos e materiais.
A embalagem Stand Up Pouch pode embalar produtos sólidos, líquidos, viscosos, secos e úmidos. Alguns exemplos tradicionais:
- Molho de tomate;
- Snacks;
- Maionese;
- Achocolatados;
- Detergente em pó;
- Grãos;
- Sabonetes;
- Cosméticos;
E também em áreas mais inovadoras:
- Álcool em gel;
- Iogurtes;
- Sopas;
- Saladas prontas.
Ou seja, essa embalagem está presente entre uma grande variedade de mercadorias: como enlatados, doces, grãos, amendoim, produtos de limpeza, bebidas, de higiene pessoal, entre outros.
Materiais e Tamanhos das embalagens:
A embalagem é comercializada em diferentes tamanhos, aumentando a diversidade de produtos que podem utilizá-la, demonstrando algumas de suas principais características: a versatilidade e a adaptabilidade. Por exemplo, as Stand Up Pouches que têm uma altura menor e abertura mais alargada são ideais para produtos que são consumidos na própria embalagem, como nuts, snacks e amendoim.
Quanto ao seu material, a embalagem Stand Up Pouch pode ser metalizada, transmetal (a parte da frente transparente e a de trás metalizada), de plástico transparente e de papel. Além disso, ela pode ter uma abertura tradicional, à zíper ou com tampa, e até ser mais específica, com válvulas de diferentes tipos.
Assim, diferentes materiais e estruturas podem compor a embalagem Stand Up Pouch. Para a escolha do material ideal, são levados em contas alguns requisitos exigidos pelo produto que será envasado, sendo estes os principais: resistência mecânica, propriedade de barreira, rigidez e selabilidade.
Na camada externa, normalmente são utilizados filmes de PET (polietileno tereftalato), OPA (poliamida orientada), PET revestido com PVDC (cloreto de vilinideno) ou metalizado e BOPP (película de polipropileno biorientada). Esses são responsáveis por proporcionar brilho e transparência e características de barreira à embalagem.
Já na camada interna, a qual é responsável pela rigidez da embalagem (mantê-la em pé) e por ter uma camada selante, normalmente é composta por PEBDL (Polietileno de Baixa Densidade Linear), mas também pode apresentar PP (polipropileno), PEBD (polietileno de baixa densidade), ionômero, EVA (Copolímero de acetato de vinil de etileno) ou metaloceno.
Além desses, outros materiais podem ser incorporados de acordo com necessidades específicas. Por exemplo, o PA (poliacrilato) confere uma boa resistência mecânica, mas também serve como uma barreira a gases; o alumínio confere uma barreira à luz; outros materiais como BOPP e polietileno são utilizados como barreira ao vapor d’água etc.
Reciclagem das Stand Up Pouch
Como foi visto, a Stand Up Pouch é mais sustentável, por gerar menos resíduo após seu descarte, apresentar melhor segurança no transporte e acondicionamento da mercadoria, além de reduzir o espaço de armazenamento.
Um exemplo disto é o uso do material BOPP na embalagem, o qual permite uma redução do consumo de matéria prima, menor consumo de combustíveis no transporte, menos energia consumida para a fabricação e, ao fim do ciclo de vida, menor peso de resíduo a ser descartado. Esse é um exemplo de material utilizado nas embalagens flexíveis que beneficia toda a cadeia produtiva ambientalmente.
Além disso, as embalagens flexíveis apresentaram melhores requisitos ambientais em relação às emissões dos gases do efeito estufa, ao uso de combustíveis fósseis e água, à relação de material-produto e à quantidade de material que se destina aos aterros sanitários, quando comparadas com as embalagens rígidas.
Contudo, a dificuldade da reciclagem se dá nas embalagens flexíveis de multicamadas, justamente por serem produzidas por filmes multimateriais. Isso dificulta a reciclagem pois são compostas de substratos de materiais distintos unidos por adesivos.
Ainda assim é possível que a Stand Up Pouch seja reciclada, independente dos materiais da sua composição. Um exemplo é a reciclagem de SUP e a de SUP com alguns polímeros adicionados (SUP+PEAD, SUP+PEBD e SUP+PP), a qual pode ser observada abaixo:
Sendo assim, as embalagens Stand Up Pouches podem ser usadas como pallets e madeira plástica, a partir da reciclagem de Stand Up Pouches com PP e PEAD ou PEBD, por exemplo.
Inovação: Stand Up Pouch
A inovação é um fator crucial para as empresas, as quais devem sempre buscá-la. E foi assim que surgiram as embalagens Stand Up Pouches.
Investir nessa área é garantir que a marca esteja se destacando nas vendas e na experiência do cliente. Além disso, essa embalagem também é pensada para empresas de pequenos portes, devido à forma que é distribuída, tendo seu produto valorizado.
Além disso, a praticidade pode ser usada como diferencial e a liberdade de escolha no design diferenciado também.
Conclusão
Desse modo, as embalagens Stand Up Pouches colaboram para a organização da logística, do estoque e para a organização dos pontos de vendas – das mercadorias nas prateleiras -, para além do seu papel principal de proteger fisicamente os produtos envasados.
Nas etapas de venda, a embalagem Stand Up Pouch auxilia na atração dos clientes, por meio do seu design, na decisão de compra, pois traz as informações fundamentais para despertar o gatilho no consumidor. Essa embalagem também auxilia na fidelização do cliente por garantir uma experiência boa e prática.
Dessa forma, fica evidente que a embalagem é um elemento crucial desde a distribuição da mercadoria até a fidelização de clientes.
Por fim, as embalagens Stand Up Pouches apresentam diversas vantagens para negócios dos mais variados portes em virtude da facilidade logística e de distribuição associada a essa embalagem.
Assim, as Stand Up Pouches podem ser uma grande alternativa, ou até necessidade, para a sua marca!
Agora que você sabe mais sobre esse tipo de embalagem que tal saber Como Escolher a Melhor Embalagem para o seu Produto?
Quer saber como a Engenharia de Materiais pode alavancar seus resultados? Entre em contato conosco e faça um diagnóstico gratuito!
0 comentário