Glitter: entenda a polêmica por trás desse produto tão requisitado no carnaval
Glitter e carnaval. Uma combinação clássica. Veja o porquê da polêmica do uso desse adereço tão tradicional.
Em uma das melhores e mais esperadas épocas do ano no país, o carnaval brasileiro representa uma semana de muita festa e alegria para o nosso povo. No entanto, nem tudo brilha quando se trata do meio ambiente. Além da extrema poluição deixada nas ruas, um dos itens mais utilizados nessa época e altamente prejudicial aos ecossitemas marinhos é o glitter.
Basicamente, o glitter é produzido a partir de filmes metalizados de PVC ou PET que posteriormente serão cortados em pequenas partículas no formato hexagonal, sendo esse responsável pelo brilho adquirido por esse material.
Quais são os impactos ambientais?
Essa pequena partícula pode parecer inofensiva pelo seu minúsculo tamanho, porém é exatamente esse um dos motivos desse polímero estar prejudicando diversos ecossistemas marinhos. As suas pequenas dimensões contribuem para seu escoamento pelas vias fluviais, já que não são filtradas no esgoto, e acabam sendo facilmente ingeridas pelos seres aquáticos, os quais os confundem com alimento. Outro ponto importante é o longo tempo no qual polímeros em geral demoram para se decomporem, além da dificuldade na reciclagem desses materiais pelos diversos tipos de plásticos existentes.
Ainda são desconhecidos os impactos diretos sobre os seres humanos já que estamos falando de um assunto relativamente recente quanto a pesquisas e que levam um certo tempo para trazer resultados concretos. Apesar disso é certo que essas micropartículas são altamente prejudiciais aos seres marinhos e podem afetar também aqueles que os consomem.
Como reverter o problema?
Já existem alternativas de glitters biodegradáveis produzidos a base de produtos naturais que podem evitar o problema. No Brasil já temos empresas que fabricam esse “ecoglitter” que pode ser feito a base de celulose, extratos minerais, gomas vegetais entre outros. Além de serem ambientalmente amigáveis, esses produtos dificilmente causarão alergias a pele humana já que são feitos de produtos 100% naturais.
Ficou interessado no assunto e deseja realizar uma análise em seu processo de fabricação em busca de uma produção mais ecológica? Entre em contato com a gente.
0 comentário